Guia de imigração para a Nova Zelândia para Engenheiros


16 abr 2018

Como dizia o velho sábio chinês, toda jornada começa com o primeiro passo, e esse normalmente é o mais difícil, não é fácil arranjar fatores suficientes que te motivem. Quando ainda morava no Brasil via sempre notícias sobre vagas de emprego no exterior, e milhares de oportunidades aparecendo, boom de crescimento e vagas em países diversos, mas o que faltava muitas vezes era informação. Por isso criei esse artigo, para que nenhum engenheiro, técnólogo, ou técnico neste mundo tenha mais desculpa para não mudar. Com o Guia de imigração para a Nova Zelândia para Engenheiros quero dar aquele primeiro empurrão na direção desta mudança. Não vou dizer que a jornada é fácil,mas quem disse que engenharia é fácil. O conteúdo deste artigo foi baseado nas perguntas mais realizadas no grupo do facebook Engenheiros Brasileiros na Nova Zelândia. Então vamos lá, e como engenheiro quero deixar este texto o mais objetivo possível.

 

Índice

Validação de Diploma Brasileiro e afins

Engenheiro Brasileiro pode sim exercer a profissão na Nova Zelândia sem problemas. Precisa apenas ter um documento que comprove sua graduação. Um curso padrão de engenharia brasileiro (5 anos)  dá nível 7 no NZQA, o que é suficiente para ser considerado um bacharel em Engenharia nessas bandas. Para a nossa querida engenharia existe 2 orgãos* que certificam e validam seu diploma aqui São eles o NZQA e o Engineering NZ   

*Engenheiro Eletricista precisa fazer alguns cursos específicos e obter uma licença no  Electrical Workers Registration Board (EWRB) 

NZQA =  MEC Brasileiro. Para você tirar o visto Skilled migrant você já vai precisar deste visto , custa em torno de 700 doletas NZ . Você vai receber um documento como este após 30 dias.

Engineering NZ = CREA/ COMFEA Brasileiro. Para fazer parte você paga uma anuidade em torno de 370 NZD, com ele você faz parte da Engenharia NZ ,e pode participar de eventos e cursos internos, alem de ter uma area para busca de vagas. Como disse o Engineering NZ valida diplomas e teoricamente a validação deles é bem mais completa que a do NZQA, existem 2 niveis de validação K01 e K02, na validação K01 eles vão simplesmente dizer q nós brasileiros não somos aceitos porque nossas universidades não fazem parte do Washington Accord, um tipo de diretrizes para ensino de engenharia das universidades do mundo. Só por curiosidade Peru e Sri Lanka fazem parte deste acordo. Triste. Só desabafando, mandei até um email para o CREA e CONFEA puto com esta situação. Caso alguém conheça alguém por lá por Brasília vale o toque.

Sr. Presidente,

Meu nome é Juliano Ramos, e há 3 anos atrás mudei para Auckland, Nova Zelândia. Sou Engenheiro Civil graduado pela UFPR em 2006. Sinto dificuldades imensas em conseguir ter reconhecimento do diploma em caráter internacional, acredito que o Brasil tem Engenharia de ponta que merece destaque internacional. Porém pela falta de acordos internacionais das nossas universidades como o Acordo de Washington entre outros,  pejudicam e dificultam muito a mobilidade de brasileiros no mercado internacional. Países como India, China, e países em desenvolvimento já fazem parte https://www.washingtonaccord.org/washington-accord/signatories/. Com certeza um esforço no sentido de ampliar e facilitar o acesso dos Engenheiros brasilieiros em  mercados internacionais  pode ser de grande valia para o desenvolvimento nacional, ajudando a trazer para nosso mercado novas técnicas ,tecnologias e conhecimentos que agreguem e ajudem a engenharia Brasileira a crescer ainda mais.

Certo da sua atençao e providência,

Juliano Ramos

Bom, nunca obtive resposta. Brasillllll

Continuando com Engineering NZ, a validação K02 é uma luta, eles pedem que você preencha um formulario de 8 folhas com um cruzamento da sua educação universitária com sua experiência profissional. Porém o material de apoio é extremamente pobre de informação de como preencher esses documentos da forma correta. E uma vez preenchido de forma errada é dificil validar novamente.

Acho que a sua próxima pergunta seria, mas se eu não preciso validar diploma para trabalhar na Nova Zelândia, porque eu faria todo esse processo? Eu te explico nobre Engenheiro/a, na Nova Zelândia existe uma modalidade de engenheiro Bambambam em Esteróides chamado CPEng, que é o mais desejado do mercado, e as etapas para você chegar lá é a validação do diploma pelo engineering NZ  + 1 ano e 8 meses de experiência NZ e um novo formulario tipo K03 de acordo com a área que quer exercer. Dica: Quando fizer entrevista aqui vc tem que falar que está “working towards CPEng ” ou que está buscando esse CPEng. Quando se afilia ao EngineeringNZ você recebe um tipo de certificado como este.

 

VISTO

Conseguir visto de trabalho ou de residência tem ficado mais complicado ultimamente, principalmente com a nova Primeira ministra que assumiu do Partido dos Trabalhadores aqui em  2017, ela aprovou algumas medidas protecionistas para os trabalhadores locais por aqui. Vou citar duas das formas mais comuns para conseguir os vistos. A primeira que seria o mundo perfeito, seria vc receber uma proposta de trabalho estando no Brasil, e a outra fazer uma aplicação para Skilled Migrant .

Receber proposta de trabalho estando no Brasil

É extremamente possível  Engenheiros Estruturais intermediários ou Senior com conhecimento em projetos sísmico e Engenheiros de Infra estrutura com experiência em projetos de terraplenagem, topografia e infra em geral conseguirem trabalho estando no Brasil,  dependendo no nível de Inglês . O mercado aqui está tomado por engenheiros Indianos, chineses e de outros países asiáticos que teoricamente ja tem o inglês bem desenvolvido e tem grande capacidade técnica também, então a concorrência é boa. Mas com certeza é possível principalmente em cidades mais afastadas, como Christchurch, Napier, Queenstown, Hamilton, Wellington, Canterburry entre outras.

 

Aplicar para Skilled Migrant

 

 

De uma forma ou de outra para conseguir a pontuação necessária  para o skilled migrant é quase imperativo ter uma proposta de trabalho agora, então uma coisa que eu consideraria seria vir com a mala e a coragem pra tentar prospectar um pouco as vagas do seu interesse e também pra sentir melhor o mercado como é aqui, é um choque de realidade que abre bem os olhos e faz você realmente perceber se é o que você quer. Agendar algumas entrevistas com Recrutadores pra sentir quais as maiores exigências deles e como você poderia se encaixar nas exigências é valido, acredito que muito vai de sorte também e de carisma pra conquistar aquela sonhada vaga.

 

Aplicar para Estudante Level 7 ou mais.

Outra forma possível que porém exige um pouco mais de fôlego financeiro, seria matricular-se um uma universidade para um curso de 2 anos  o que garantiria a permanência na Nova Zelândia e um visto para a Esposa/ Marido ( para filhos o processo seria a parte neste caso) , o que serviria para aumentar o network por aqui, faria você ganhar tempo para aperfeiçoar o Inglês, e para buscar uma vaga no mercado, o downside disso realmente ficaria por conta dos preços dos cursos para Level 7 (nivel bacharel) em torno de 20.000NZD ou um curso Level 8 a 9 de Pós ou mestrado que gira em torno de 40.000 NZD. Outra vantagem interessante para esta modalildade, é que após o termino do curso você ganha um visto de trabalho de um ano, tempo suficiente para se colocar no mercado. Os Requisitos para entrada nas universidades da Nova Zelândia são basicamente o IELTS maior ou igual a 6.0 ou TOEFL IBT (Via internet) igual ou maior que 21 em todas as avaliações . Estes valores podem variar de acordo com o curso e universidades escolhidas.

 

BUSCA DE EMPREGO DE ENGENHEIRO NA NOVA ZELÂNDIA

 

A Nova Zelândia pode-se dizer que está em franco desenvolvimento, basta uma olhada na paisagem para se ver gruas por todos os lados, obras de infra e áreas de desenvolvimento imobiliário de norte a sul. Para os engenheiros é um playground de oportunidades. Porém a busca de trabalho especialmente para brasileiros aqui não é tão simples. Primeiro o inglês é a primeira barreira e segundo a falta de experiência NZ. Basicamente a busca de trabalho em nossa área acontecem de 4 formas, Sites, Recrutadores, Porta em Porta, Network.

Caso você tenha especialização, mestrado ou doutorado, fale e escreva bem em  Inglês já, a sua busca pode ser mais fácil sem dúvida, mas terá que dar um jeito de superar as barreiras de ter experiência na Nova Zelândia, com alguma outra coisa atrativa, como uma carta de recomendação de algum empregador anterior , algum case study ou algo do gênero.

Caso você não tenha especialização, a vida fica um pouco mais complicada mas nada insuperável,  “AQUI É ENGENHARIA PORRA…”

Buscar vaga diretamente de Engenheiro aqui pode ser um desafio grande, como já disse, primeiro por causa do idioma, visto a necessidade de se escrever relatórios técnicos, comunicar-se com clientes e stakeholders em geral. E segunda coisa que exigem demais é a experiência na Nova Zelândia, que dependendo da área que vai atuar até é pertinente visto as diferenças de normas e códigos locais.

Minha recomendação se o negócio for arranjar trabalho mais rapidamente aqui é começar mais humilde, não digo ser peão, mas começar com algo mais técnico mas com envolvimento com a área de engenharia.

Maiores oportunidades de emprego para Engeheiros na Nova Zelândia

Engenharia de Estuturas (Structural Engineer)

Engenheiro Estrutural em Geral – De intermediário a Senior com conhecimento bom de Inglês e conhecimento em Sofwares como LUSAS, SAP2000, ETABS principalmente, e experiência em dimensionamento sísmico. Em todas as especialidades Concreto, Metalica e Madeira

Desenhista Estrutural  – Bastante oportunidade para Draftsman estrutural, concreto, metalica com conhecimento de CAD, Revit Structure, Tekla.

Engenharia de infra Estrutura (Civil Design Engineer ou Design Engineer)

Engenheiro de Rodovias – De intermediário a Senior e conhecimento de Civil3D ou 12D

Engenheiro Cartográfico – De intermediário a Senior e conhecimento de Civil3D ou 12D

Engenheiro Geotécnico -De intermediário a Senior e conhecimento de Civil3D ou 12D

Engenheiro de Terraplenagem -De intermediário a Senior e conhecimento de Civil3D ou 12D

Técnico em Infra com conhecimetno em CIVIL 3D (Projetos de Loteamentos , elaboração de tabelas de corte e aterro e terrapleno)

Topógrafo familiar com estação total, CAD e CIVIL 3D (lembrando que o Topograph não se aplica aqui.)

Engenheiro de Campo 

Tem vagas bastante porém exigem experiencia na Nova Zelândia, devido as normas de Health and Safety (Segurança do trabalho) daqui. Mas com um bom CV e experiência anterior em alguma área específica (Túneis, estradas, contenção, obras de estrutura metálica ou algo assim ) pode sim achar um lugar ao sol com mais facilidade

Sites para Busca de Trabalho na Nova Zelândia

Os sites continuam sendo uma das formas mais utilizadas pra arranjar aquela vaga, porém aqui o que pega é ter que escrever uma COVER LETTER (Carta de Capa ou Carta de apresentação) para cada currículo enviado, o que basicamente seria um resumo sucinto de porque você está aplicando para esta determinada vaga, e como a sua experiência se encaixa nos requisitos da vaga. O que recomendo porém, se a vaga realmente interessar, é fazer uma carta focando no que o empregador está pedindo ou detalhando no Job Description (JD). Dá trabalho, mas é a melhor forma de chamar a atenção para o seu CV. A melhor coisa para se escrever uma boa carta, é o bom senso, basta colocar-se no lugar do empregador/recrutador e tentar pensar no que ele gostaria de saber sobre vc rapidamente que atrair a atenção. Pense na história do Pitch de elevador, onde digamos que você encontra o Bill Gates no elevador e tem 30 segundos para dizer porque ele deve te contratar, sua Cover Letter tem que ser assim.

Existe uma lista grande de sites para busca de trabalho na Nova Zelândia

Porém eu consideraria os sites abaixo como principais fontes de busca para a nossa área.

www.seek.co.nz (Interessante pois os recrutadores recebem emails automaticos quando algum perfil é interessante para eles, é comum atualizar e receber várias ligações de recrutadores logo depois.)

https://nz.indeed.com/ (Existe uma lista de email que você preenche de acordo com seu interesse e você recebe as vagas que saem do forno. Bom pra se manter atualizado.

http://www.workhere.co.nz/ Bom site para busca de vagas de engenharia em geral

www.trademe.co.nz Trademe é o OLX ou mercado livre da Nova Zelandia está sendo bem atualizado ultimamente com algumas opões interessantes pra área mais técnica e operacional também.

 

Recrutadores

Outra forma muito comum para arranjar trabalho na Nova Zelândia são os recrutadores, para nós no Brasil são os HeadHunters, mas aqui não tem a mesma fama de “picaretas” que eles tem no Brasil. Nos sites de emprego da Nova Zelândia  assumo que pelo menos 70% da vagas postadas são de empresas de recrutamento, então normalmente serão eles que farão o primeiro contato com você. Eles são  vendedor Pitbull , se gostam do seu perfil farão contato normalmente por telefone pra agendar um café, assim que explica o que está buscando, ele normalmente te manda uma lista de empresas por email para você ver se interessa algumas delas. Após o seu aceite/avaliação eles enviam o seu CV. O truque com os recrutadores é fazer eles vestirem a camisa do seu time, ele tem realmente que comprar você e seu talento, as empresas maiores de recrutamento tem uma boa gama de empresas interessadas. Não é fácil nem barato para as empresas arranjar mão de obra qualificada por aqui.

Aqui ordenei algumas agências que considero fortes no mercado.

Cobalt Recruitment
Anuncia grande quantidade  de vagas para engenheiros na NZ em geral

Hays Recruiting
Uma das maiores empresas de recrutamento da Nova Zelândia tem boas empresas como clientes

CRS Recruit
Anuncia grande quantidade  de vagas para engenheiros em Auckland e Região

Randstad
Boa Agência normalmente são bem prestativos , focados na área de infra e estruturas.

Rob Law Max Recruitment
Muita vaga anunciada tem bastante opção para Engenheiro de Infra/Estuturas e vagas técnicas

Technical Recruitment Solutions
Esta também tem muita vaga anunciada no mercado, Engenheiros de Infra, Estruturas, Oleo, gás e Energia

Tandr Recruitment 
Vagas de engenharia de infra e estruturas

Dare Contract Services
Contratação de Engenheiros na área de óleo e gás

Engineer Network Group
Recruta engenheiros para Nova Zelãndia  Australia, Africa entre outros

Inspirec
Contratação de Engenheiros na área de óleo e gás e energia.

Key Skills Recruitment
Contrata para a área de construção em Tauranga e Wellington

KiwiRail Jobs
Vaga para Engenheirão/ona de Ferrovia

Refocus Recruitment
Agencia para Vagas de Engeharia e Vagas técnicas em Geral

Transdev
Outra opção pra galera de ferrovias

 

Espero que este artigo tenha sido útil para você que está começando ou já comecou a sua busca por um novo desafio. Vou te dizer por experiência própria, é um desafio e tanto, certamente terá momentos de risos de cansar o maxilar e tristezas de se afogar num bom Sauvignon Blanc, mas se não arriscar nunca vai saber nem vai ter histórias pra contar. Compartilhe, e deixe seu comentário e sugestões de temas. E até nosso proximo artigo.

 

 

 

 

share

Juliano Ramos

Engenheiro, Empreendedor digital, músico, produtor musical, brasileiro roxo e futuro ganhador do prêmio Nobel da Paz.

Comments

  1. Ótimo guia, informações e dicas de primeira!
    Parabéns, grande abraço!

Comments are closed.